domingo, 16 de dezembro de 2007

Os refugiados do consenso



Hoje, na Juventude Social Democrata, vive-se um clima de consenso político que em nada é proveitoso para uma Democracia saudável. A actividade política nesta "jota" resume-se à divisão de poder e só em tempo de autárquicas - aí sim - se vê uma legião incansável de jovens, em torno de Carlos Encarnação, cujos efeitos se manifestam claramente no escrutínio eleitoral. Já o PS não tem tido essa fortuna, possivelmente, fruto dos candidatos que tem ultimamente apresentado. Parece que em tempo de autárquicas - até um pouco por todo o país - está na moda ser do PSD, mas aquando das legislativas está já na moda ser do PS.


Esta jota tem um pai - Eng. Leitão; pai esse que tem demasiados filhos e que num acto nobre, vai distribuindo a uma fila de poder, sopa aos seus petizes - ordenados hierarquicamente com uma malga na mão - baloiçeando-se entre as diferentes estruturas da JSD e da AAC. Sim porque ele tem sempre uma palavra a dizer em tudo!

É de extrema importância que os jovens sociais democratas não se refugiem no consenso político e que não tenham medo da discórdia! A juventude é a altura certa para isso mesmo! Para uma JSD interventiva na sociedade é de extrema importância haver pluralismo, (e até) conflito de ideias, debate e discussão porque só assim a formação política dos jovens pode ser feita.


Para pensar pela cabeça dos outros e acenar religiosamente a tudo o que é dito (internamente), temos já a Juventude Comunista Portuguesa...



4 comentários:

Anónimo disse...

Esta JSD é uma JSD fraca e mediocre! Baseia-se no Cacique e na AAC para terem alguma voz mas ninguém é dono de si proprio! Fazem tudo o que o Sr. Leitão manda menos actividades de rua viradas para os jovens e para a sociedade em geral!!

Saúdo a JS Coimbra por ainda esta semana estar numa campanha solidaria pelas ruas de Coimbra!!

Anónimo disse...

Bem,parece k uma das minhas críticas surtiu efeito e já se começa a falar de outras juventudes partidárias o que é bom para a discussão...de qualquer forma ainda estou à espera de um post a falar dos membros da actual DG/AAC(2007)que andam a filiar bastantes jovens na JS Coimbra e também da ligação do jovem Valério à referida direcção geral,mais precisamente ao presidente da assembleia magna Joel Vasconcelos e ao vice presidente d DG joão pita....espero que o meu pedido seja atendido...ps:investiguem um pouco pois acho esta questão bastante importante,pelo que merece alguma atenção da parte de todos....

... disse...

Caríssimo comentador "eu mesmo":

O que dizes do alegado envolvimento dos referidos membros da DG/AAC 2007 na candidatura do Paulo Valério à federação distrital, é para mim uma novidade. Embora não tenha a certeza da idoneidade das tuas afirmações, partindo do princípio que elas são verídicas aqui vai o comentário:

Creio que não é muito correcto que membros da direcção geral, ainda que cessante, estejam já a canalizar jovens para um projecto de uma juventude partidária. No entanto, partindo do princípio de que é inteiramente legítimo que essas pessoas queiram protagonizar esse projecto, ou qualquer outro, quando cessarem funções, e, tendo em conta o calendário eleitoral (para eles apertado) da JS, é compreensível que numa fase prematura, estejam já a iniciar os trabalhos. Desde que, obviamente, isso não influencie em nada o trabalho a concluir na DG. Creio que essa incompatibilidade é perfeitamente promíscua e completamente diferente do que se passa na concelhia. O Rui Duarte, é certo e sabido, que foi determinante na eleição do André, depois de meio ano de mandato e com o compromisso de mais um e meio pela frente. Facto que o impossibilita de integrar a referida lista... Já esses alegados membros da DG, não acredito que apoiando a candidatura do valério não integrem a sua lista. Esta é a grande diferença!
Eu não vejo mal nenhum que uma estrutura partidária apoie uma candidatura à AAC (como aliás acontecia frequentemente noutros tempos), desde que esse apoio seja declarado e que o candidato defenda os interesses dessa estrutura. O que não aconteceu nem vai acontecer!

Querido "eu mesmo": confesso que estou a gostar e acho saudável debater estes assuntos contigo. À parte haver muito mais para falar sobre este assunto, como tu próprio referiste, só se tem falado de JS e em particular deste assunto. Como tal e por não ter tido tempo para desenvolver mais este tema, não fiz um post sobre ele, mas voltarei a mencioná-lo no futuro, numa altura propícia.

Continua a comentar,
Um abraço ou beijinho,
"..."

Anónimo disse...

Eleições antecipadas na JS/Coimbra! já! Só para me rir um bocado! Adoro ver comunas a cair! Ruiiiii anda lá...